Skip To Main Content

Header Logo

Nobel International School Algarve

Header Holder

Header Top Right

Header Utility

Toggle Language

Header Trigger

Header Desktop Menu

Close Desktop Menu

Landing Navigation

Breadcrumb

Toggle Language Desktop

Toggle Language Mobile

Eng

Pt

Uma Verdadeira Eco-Escola

Eco-Escolas é o maior programa mundial de educação para a sustentabilidade da ‘Foundation for Environmental Education’, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul Da Europa (ABAE).

O programa pretende incentivar a ação e reconhecer iniciativas de qualidade desenvolvidas pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Essa coordenação multinível permite a confluência de objetivos, metodologias e usos comuns que respeitem a especificidade de cada escola e os seus meios de comunicação.

Entre 2020-2022, todas as escolas Globeducate estão no rumo a atingir o estatuto de Eco-Escola com a 'Bandeira Verde' - um símbolo de referência, mundialmente reconhecido como uma ferramenta tangível do cumprimento da nossa aboradagem às Metas de Desenvolvimento de Sustentabilidade da ONU 2030, e a preparação de cada aluno para se tornar um cidadão global que pode moldar o mundo.

A Nobel Algarve obteve a sua primeira Bandeira Verde no outono de 2016.

Durante o encerramento das escolas durante a pandemia do Covid-19, foram realizadas reuniões on-line das Eco-comités e mudou-se o planeamento para ações on-line. O nosso grupo agora conta com 52 coordenadores Eco-Escolas entre as suas equipas; cada escola tem o seu próprio professor que lidera os projetos de Agenda Global e supervisiona o credenciamento e a jornada das Eco-Escolas.

 Iniciativas e Reconhecimentos

Os comités de Eco-Escolas em diferentes partes do mundo compartilharam projetos fantásticos, desde a apicultura no jardim do telhado da escola em Toronto ao projeto Sunga Bana iniciado por alunos da Hattemer na França. Aqui em Portugal, os nossos alunos trabalharam com um artista local para criar instalações artísticas de mamíferos marinhos feitas em plástico. Em Espanha, o Presidente da Eco-Escuelas visitou escolas e falou com os alunos sobre as diferenças que eles podem fazer. No Canadá e na Índia, as Eco-Escolas reuniram-se com os nossos diretores académicos.

Em 2020, as atividades da Eco-Escola da Rome International School foram reconhecidas por prémios globais de educação internacional, os Prémios PIEoneer, e estiveram entre os finalistas para o Prémio Impacto Internacional de Sustentabilidade.

 Eventos

As escolas Globeducate celebram os dias oficiais das Nações Unidas para apoiar a sensibilização ecológica e a conservação. Na nossa rede, os nossos alunos e professores trabalham com os seus próprios comités Eco-Escolares e apresentam maneiras inspiradoras de realizar eventos ecológicos mundialmente reconhecidos, como a Hora do Planeta, a Semana da Terra e o Dia da Terra, bem como aqueles menos conhecidos, como o Internacional Dia da Abelha, Dia Internacional dos Oceanos e Dia Mundial da Vida Selvagem.

Estes eventos unem toda a nossa família Globeducate enquanto os nossos alunos e professores de diferentes faixas etárias e culturas partilham o que fizeram com os seus amigos e familiares. Ao incluir esses eventos nos nossos calendários escolares, os professores podem fornecer aos alunos contextos significativos que têm um impacto duradouro. 

 

Por favor consulte o plano de ação Eco Escolas da Nobel Algarve British International School Clique Aqui